quinta-feira, 8 de outubro de 2009

deu no jornal!

EVENTO

Cuca agita Joinville

ACADÊMICOS DA UNIVILLE, UDESC E IELUSC PROMOVEM, DE HOJE ATÉ, SÁBADO O PRIMEIRO CIRCUITO UNIVERSITÁRIOO lado artístico dos universitários ganha agora um palco. A partir de hoje, a agenda cultural de Joinville conta com as atrações do Circuito Universitário de Cultura e Arte (Cuca).

Esse evento é comum em meios acadêmicos de grandes cidades do País. No Estado, ocorrem mobilizações culturais isoladas e independentes em vários campus universitários.

A primeira edição do Cuca de Joinville será integrado. Vai reunir os centros acadêmicos de três universidades da cidade – Univille, Udesc e Ielusc. Uma das coordenadoras do evento e responsável pelo Diretório Central de Estudantes da Univille, Daniela Alves Machado, revelou que a proposta é estimular, nos universitários, a divulgação das qualidades artísticas e também de trabalhos feitos no meio acadêmico ligados à cultura e ao desenvolvimento social. “A nossa ideia é termos um local fixo para poder divulgar os trabalhos e comercializar os materiais artísticos para valorizar esses talentos”, projetou Machado.

O evento será realizado até sábado nos campi das universidades e na praça Nereu Ramos. Serão 50 estudantes envolvidos nas apresentações.

Haverá grupos de dança, exposição de fotos, mostra de filmes e festival de bandas. Entre os grupos joinvilenses confirmados, está o Cultura Monstro.

A ideia do Cuca surgiu em 1984, no início do processo de redemocratização do Brasil, para dar maior visibilidade às atividades culturais desenvolvidas nas universidades e também como o propósito de divulgar os ideais estudantis, principalmente ligados à liberdade de expressão e comportamento, e respeito aos direitos humanos.

O coordenador geral do Diretório Acadêmico 9 de Março (Dama), da Udesc, Edemar Vieira Júnior, destacou que o Cuca de Joinville vai abrir espaços para a defesa de algumas bandeiras erguidas pela classe estudantil, como por exemplo o Movimento Passe Livre, que luta pela gratuidade do transporte público para os estudantes, e integrantes de grupos que lutam contra aumento das mensalidades.

Também foram convidados o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e o Movimento Anarquista. “Não estamos fazendo isso com interesse partidário. Estamos resgatando o debate para a melhoria social e educacional. É uma ação totalmente democrática”, justificou Júnior.

Fonte:
http://www.clicrbs.com.br/anoticia/jsp/default2.jsp?uf=2&local=18&source=a2676634.xml&template=4187.dwt&edition=13270§ion=1186

Nenhum comentário: